Noruega, isso sim é um país de primeiro mundo. É tudo tão perfeito, que chega a irritar.
Pessoas simpáticas, organizadas. Paramos na calçada para atravessar as ruas e todos os carros simplismente param. Não vi alguma vez políciais nas ruas, pois não é preciso, já que o indice de roubos é pouco.
Passei 4 dias na Noruega e com certeza foram os 4 dias mais frios da minha vida, e valeu a pena a cada minuto.
Chegamos lá, na quinta-feira, no aeroporto Rygge. Pegamos um onibus à caminho de Oslo. Já no aeroporto, logo saindo do avião, já vi a neve caindo. E foi a primeira vez na minha vida que eu vi neve, foi tão legal!
Oslo é uma pequena cidade, com cerca de 500 mil habitantes. Muito agradável, cidade típica européia. Muitos brasileiros vão para a Noruega e não gostam, penso que é porque realmente não existem muitos pontos turísticos lá, e precisamos admirar outros tipos de beleza, que poucos conseguem fazer.
Quinta foi o dia mais frio, com sensação de -12 graus. Compramos vinho, salgadinhos e pegamos o trem de noite, para Bergen.
De Oslo para Bergen são 7 horas e pouco de viagem. Então, dormimos e chegamos no outro dia de manhã. Em Bergen não estava tão frio, cerca de -3 graus. Essa cidade realmente me encantou! De todas (poucas) que eu já fui aqui na Europa, essa foi a mais lovely que eu já vi. As casinhas coloridas nas montanhas, cidade pequena, adorável. Percebi que lá a maior população são de idosos, ou pessoas com mais idade, vimos poucos jovens, na noruega eles vendem bastantes produtos deles, fabricados lá mesmo, poucos produtos são importados, como KitKat, Kinder Ovo, Coca-cola, somente essas marcas mais famosas, o resto, tudo novo para os olhos.
Sim, é caro ir para lá. Tudo é muito caro. Desde a acomodação, até a comida, água, pão, trem, onibus, até para ir ao banheiro, mas vale muito a pena, é tudo tão lindo que agente até paga, haha.
Comi carne de baleia lá, peixes maravilhosos na feira do peixe, em Bergen.
Dormimos num hostel bem aconchegante e no outro dia de manhã, pegamos nosso trem de volta para Oslo, onde passariamos mais uma noite. Foi então que descobrimos que não existe noite em Oslo (ou na Noruega toda). Poucos pubs, poucos lugares para sair. Poucas pessoas, sempre poucas pessoas na rua. Nunca como Londres, Dublin, que existem milhares de pessoas e carros na rua sempre. Movimento é muito pouco lá, cidade tranquila...gostoso de caminhar.
Como não tinha muita noite em Oslo, decidimos ir num supermercado e comprar algumas cervejas, chocolates e comer no Hostel. Engano nosso. Eles param de vender bebidas alcoolicas às 6pm nos sábados. Um país realmente diferente. Pessoal não é acostumado a beber muito, pelo jeito.
Domingos são sempre os mesmos em todos os lugares, acho. Algumas lojas não abrem, feirinhas nas praças, lindo. Pegamos um transporte de lá, parecido com o que temos aqui na Irlanda, que se chama Luas, para nos levar até o parque, já que estava muito frio para ir caminhando (estava caindo floquinhos de neve, bem de leve, apaixonante). vigeland park é o nome. Lindo, com obras de um artista, espalhados por todo o parque, muito lindo. E pra completar, o chão todo branquinho, nada poderia ser mais bonito.
Mas a educação foi o que me chamou mais atenção nesse país, pessoas querendo sempre ajudar, nada de lixo no chão, aquecedores até nos trens, onibus, impossível passar frio. Até o chão do banheiro do hostel que ficamos era quentinho, incrível, haha.
Das minhas viagens, essa foi a mais bonita e divertida que eu já tive. Em ótima companhia, nunca vou esquecer.
As vezes me pego pensando, será isso ainda um dos sonhos que eu tinha no Brasil, antes de vir pra cá? Ou é mesmo realidade? Estou mesmo conhecendo lugares lindos na Europa, vendo neve, fazendo coisas que eu nunca imaginaria estar fazendo com pessoas que eu imaginei que nem veria aqui. É tudo mágico demais pra ser verdade.
(L)
ResponderExcluir